Mais de 60 Mil pessoas visitaram o Festival do Chocolate na Arena Pantanal
A 6ª edição do Festival Internacional do Chocolate de Mato Grosso 2024, realizada na Arena Pantanal neste fim de semana, superou as expectativas ao receber um público recorde de mais de 60 mil pessoas ao longo dos três dias do evento. Com mais de 100 expositores vindos da Capital, do interior e de outros estados, o festival já se consolidou como um dos principais eventos de Mato Grosso.
A organizadora, Zilda Castanho, destacou que o diferencial desta edição foi a ênfase na união e parceria entre os participantes. Ela ressaltou a evolução do festival ao longo dos anos, agregando mais produtos e atrações, como a eleição do Rei e Rainha do Chocolate e a apresentação do ciclo de produção do cacau, matéria-prima do chocolate, no estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Lá, os técnicos demonstraram como são feitas as mudas de cacau, os enxertos das mudas clonadas, e todas as fases de produção. “Foi um sucesso,” enfatizou Zilda.
Para Juliana, Supervisora de Assistência Técnica e Gerencial em Cacauicultura do Senar, a participação no festival foi uma oportunidade para impulsionar a divulgação da cacauicultura. “Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas interessadas em conhecer o cacau e tirar dúvidas sobre todo o processo. Elas também se surpreenderam com a qualidade do nosso cacau e toda a produção. Participar pela primeira vez foi uma experiência surpreendente, e ficamos felizes com o interesse das pessoas, não apenas pelo chocolate, mas também pela cultura do cacau, que é a base de toda essa festa”, destacou.
Prestigiando o evento, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, afirmou que o festival mostrou a importância de conectar o público urbano às cadeias produtivas e evidenciou a diversidade e inovação do agronegócio em Mato Grosso. “Aproveito para parabenizar os organizadores do Festival de Chocolate, em especial a idealizadora Zilda Castanho, pela excelente iniciativa e sucesso do evento”, disse.
Gabriela Tomain, Secretária Geral e Cofundadora da Famato Mulher, ressaltou a conexão familiar com o agro em Mato Grosso, destacando a força do setor no estado. “Aqui, cada colheita é fruto de um profundo amor pela terra, transmitido de geração em geração”, afirmou.
Outro ponto alto do evento foram as oficinas gastronômicas, que fizeram grande sucesso com as crianças, atingindo um recorde de inscrições. Segundo Fábio, professor do curso de gastronomia da UNIC, todas as três oficinas, tanto no sábado quanto no domingo, estavam lotadas. As crianças demonstraram grande interesse, e as receitas estão disponíveis no Instagram do curso de gastronomia da UNIC. “Conseguimos atingir nosso objetivo, que foi promover a interação dos alunos nos processos de eventos, algo que faz parte das práticas diárias em sala de aula. Além disso, trabalhar com crianças em eventos é uma experiência diferente e enriquecedora”, destacou.
Com atrações culturais e musicais para todos os estilos, o festival atraiu um público diversificado e conectado com a programação. O evento se destacou pelo ambiente familiar, com espaços para crianças, cultura, lazer e uma variada praça de alimentação que agradou a todos os gostos.
“Achei todos os expositores muito bem instruídos, atendendo os clientes com excelência. Estrutura e colaboradores do evento nota mil! Aguardo as próximas edições”, comentou a influenciadora Renata Félix.
“Foi um festival de pautas incríveis. Um verdadeiro parque de diversões para jornalistas e influenciadores”, destacou a jornalista Bárbara Fontes.
Participando como expositor pela primeira vez, a Worldsstudys agradeceu a oportunidade e já demonstrou interesse em participar novamente em 2025.
O espaço infantil foi um dos grandes atrativos, com várias atividades. Joanna Maria, uma das visitantes, trouxe seus três filhos para aproveitar o evento. “O parque de exposições estava incrível, assim como as guloseimas. Tudo muito divertido”, destacou.
O evento também contou com um espaço dedicado à saúde, oferecendo massagens gratuitas aos visitantes, além de proporcionar momentos de lazer e um espaço solidário. O Pet Shop cuidou dos animais de estimação dos visitantes e promoveu a arrecadação de rações e doações.
Zilda Castanho enfatizou a importância dos expositores e a diversidade de produtos apresentados, ressaltando o sucesso do evento e as expectativas positivas para as futuras edições.
Interessados em participar da edição de 2025 já podem entrar em contato pelo Instagram do festival @festivaldochocolatemt ou pelo telefone-(65) 65 8412-9090