O Festival do Chocolate 2024 começou com grande entusiasmo na Arena Pantanal, em Cuiabá, trazendo diversas atrações e a participação de importantes instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), FAMATO, e BPW. No entanto, quem realmente chamou a atenção no primeiro dia foi Flávia Firmini, que apresentou na noite desta sexta (16), a transformação do cacau em chocolate, que chamou a atenção em especial da meninada presente.
Umas das que se apaixonaram pelo Stand, foi a Rainha do concurso do chocolate de 2023, Paola , que pegou a fruta nas mãos e contemplou com muita curiosidade, para ela foi legal saber como é feito o chocolate e ainda experimentou o produto produzido pela Flávia.
Flávia Firmini, apresentou a transformação do cacau em chocolate , que chamou a atenção em especialmente da meninada presente.
Diretamente no município de Juína, Mato Grosso, Flavia explanou aos visitantes do Stand do Senar e Famato sobre esse processo de transformação e compartilhou sua inspiradora trajetória, que começou quando ela prestava assistência técnica a produtores rurais. “Eu comecei a ter contato com a cultura do cacau quando fui prestar assistência técnica, talvez no programa do governo estadual, e onde tive que pesquisar e entender mais sobre a cultura”, relatou. Durante essa experiência, ela aprofundou seus conhecimentos sobre a produção do cacau e se apaixonou pelo processo de transformar esse fruto em chocolate puro, sem aditivos químicos.
O técnico do Senar, Marcos Vinícius, também esteve presente e destacou o trabalho da instituição em apoiar produtores rurais na implantação e gestão da cultura do cacau. “Nosso trabalho visa não só a implantação e o manejo da cultura, mas também ajudar os produtores na gestão, viabilizando isso no campo”, explicou. Ele mencionou que o Senar oferece visitas mensais aos produtores, auxiliando-os na diversificação de suas rendas, com cidades como Juína, Cotriguaçu, e Alta Floresta já utilizando o cacau como uma importante fonte de renda.
Zilda Castanho, Organizadora do Festival do Chocolate
Zilda Castanho, organizadora do evento, emocionou-se ao falar sobre a concretização do sonho de trazer o cacau para o festival. “A chegada do cacau pela primeira vez foi um sonho concretizado”, disse Zilda durante a abertura do evento, destacando a importância dessa conquista, que só foi possível graças à parceria entre a BPW e o Senar.
O Festival do Chocolate 2024 segue com muitas atrações até domingo (18), celebrando a cultura do cacau em Mato Grosso.